5 motivos para investir em Marketing Digital

  • Posted on: 22 May 2015
  • By: julianoamadeu

Como assim...? Apenas 5 motivos para investir em Marketing Digital? Bem, na verdade poderíamos falar muitos outros motivos, mas vamos discutir 5 pontos que consideramos principais.

Apenas para esclarecer um pouco o critério de seleção destes itens, utilizamos a mídia tradicional como base para comparação. No mundo empresarial é muito comum ainda a tendência a buscar as mídias tradicionais como o principal veículo de divulgação de uma martca, produto ou serviço. Por "mídia tradicional" vamos colocar rádio, TV e impressos como jornais e revistas.

Os 5 pontos que abordamos são alguns dos principais diferenciais entre a mídia tradicional e as mídias digitais. O ponto número 1, por exemplo, ROI Mensurável é a habilidade das mídias digitais em medir os resultados com alto grau de precisão, algo que nas mídias tradicionais sempre foi ponto de grande discussão. Como medir o resultados de um anúncio em revista? No rádio...? E uma panfletagem? Você pode até criar recursos que indiquem algum grau de retorno, mas não terá nada parecido como a união do Google Adwords com um e-commerce!

O Retorno Imediato, nosso ponto número 2, sempre chama muita atenção em uma reunião de prospecção. Se você tem uma loja e quer fazer uma promoção para o Dia Das Mães, precisa pensar com bastante antecedência, reservar datas e horários no rádio, negociar um espaço na revista para não perder a edição que estará nas bancas pouco antes da data e na TV então... pode fazer um planejamento de mídia com bastante antecedência se quiser estar em bons programas. 3 meses de antecedência para o planejamento e quando finalmente a revista vai para a banca você depende do consumidor ser impactado pelo seu anúncio, depois ele precisa, espontaneamente, ir até sua loja ou acessar seu site para aí sim interagir de alguma forma. Se esse consumidor se dispersar entre outros anúncios ou entre as matérias que está lendo, ele jamais irá "converter" ou poderá demorar para gerar qualquer interação. Ao contrário, se ele estiver no Facebook e encontrar um anúncio com sua promoção, ele está a apenas 1 clique do seu site. Além disso, você pode apagar apenas se ele realmente visitar seu site. Na revista você já pagou... Se deu certo ou não, não tem volta! Muitas vezes você nem mesmo sabe se quem esta lendo a revista ou jornal faz parte do seu público-alvo, o que nos leva ao ponto 3...

...Target Segmentado! Programas de TV tem um público relativamente segmentado, assim como as revistas e o jornal, mas devemos enfatizar o "relativamente". Ao mesmo tempo em que a revista Época atinge uma faixa etária mais alta, ela também interessa ao universitário. Por que desperdiçar investimento atingindo um público que não faz parte da sua base de interesse? É claro que noss interesse não é desmerecer a mídia de massa, mas reforçar as vantagens do Marketing Digital. Sob esse ponto de vista, a segmentação nas mídias digitais vem se tornando cada vez mais inteligente, cruzando diversas informações para oferecer o mais próximo possível daquilo que você procura. E caso exista algum problema com a estratégia, você pode fazer...

... Ajustes em Tempo Real. Se sua campanha já foi impressa na revista, não há como mudar absolutamente nada. Se houver um erro então... Se você quiser realizar uma alteração na sua campanha, com poucas exceções, você poderá fazer correções e ajustes em tempo real e recuperar ou até mesmo melhorar o desempenho da sua campanha. Esquece uma palavra-chave importantíssima para o seu negócio na campanha que está fazendo em Google Adwords? Ligue para a agência e em minutos tudo estará alterado. Isso tudo sem contar que o valor para imprimir seu anúncio em uma revista de grande circulação ou veicular seus 30 segundos em um bom horário na programação da rádio custam um montante bastante razoável. Na Mídia Digital você tem possibilidade de ter um...

... Investimento Reduzido. Na verdade, no Marketing Digital, você tem algumas opções em que pode definir o quanto quer investir. Você compra em mídia o quanto pode investir, começando em poucos reais.

O fato é que as mídias digitais vêm crescendo a cada dia. As pessoas ficam mais conectadas conforme o custo e a oferta de serviços de internet crescem. Hoje estamos todos com smartphones que nos avisam sobre atualizações no Facebook, novos twítes e publicações dos amigos no Instagram. A chance de você encontrar seu cliente online é cada vez maior. Vai perder?

Entre em contato e veja o que podemos fazer por você.